Tesãozinho é um bloco, que assim como o orgasmo, tem o objetivo de ser rápido e uma explosão de sentimentos. Nesse bloco farei analises rápidas e menos objetivas, de obras que não consigo julgar claramente.
Pra quem não conhece, Ichirou é o pseudônimo de um quadrinista brasileiro que ganhou duas vezes consecutivas o prêmio Silent Manga Audition. Vou comentar nesse post sobre as duas obras vencedoras, Father's Gift e Homesick Alien.
Essas duas obras são historias mudas, ou seja, não há nenhuma fala ou narração, tudo é contado exclusivamente por imagens, que é um dos requisitos da competição. De certa forma, isso torna mais difícil a criação de apego, e consequentemente o drama. Digo isso porque boa parte das histórias desse tipo não me pegaram, mas no caso de Father's Gift e Homesick Alien foi justamente o contrário.
Father's Gift é uma obra fantástica, de verdade. Mesmo não tendo um diálogo a história transmitida é com uma clareza absurda. A todo momento é claro o que está acontecendo, a razão de aquilo estar acontecendo e como os personagens reagem a isso. Tudo isso é feito com perfeição graças ao ótimo traço de Ichirou e seu excelente jeito de transmitir as ideias. Você cria um apego aos personagens em 2, 3 páginas, e ao final, quando menos percebe está dando aquele sorriso bobo em meio às lágrimas. O mesmo pode se dizer de Homesick Alien. A obra vai falar sobre a relação mãe e filha, da nostalgia, e da distância, aqui representada literalmente. Destaque para os quadrinhos flutuantes, um ótimo meio de mostrar a microgravidade. A obra pode ser interpretada como uma metáfora para "saída da casa dos pais", a saudade aconchegante dela (mostrada pelo sonho), misturada com a beleza da independência (nesse caso a beleza do espaço) e a ansiedade de um dia visitá-la novamente (a reação da garota ao ver a antiga foto com sua mãe).
Esse é um post bem curto mesmo, já que as obras também são, e estão disponíveis pra ler gratuitamente online. Esse tipo de mangá é feito pra ler sozinho, num comodo silencioso, e apenas sentir. Pra quem se interessou fica o link pros dois mangás:
Ichirou recentemente fez uma entrevista para o podcast MANGÁ², que eu recomendo fortemente que ouçam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário