Review Gangsta.


Gangsta. é um animê do estúdio Mangoble, exibido entre 2 de Julho, à 24 de setembro de 2015, totalizando 12 episódios. Gangsta. se passa na fictícia de Ergastulun, uma cidade violenta dominada por gangues e pela mafia. Acompanhamos dois "Faz Tudo", o caolho, Worick Arcangelo, e o mudo, Nicolas Brown. 
Gangsta. foi um dos animês que eu tive mais hype na temporada. Os primeiros episódios eram uma apresentação daquele mundo sujo, com violência por toda a parte, sem fantasias ou poderzinhos que vemos em animês por aí. Tirando uma coisinha aqui e ali esses episódios são ótimos. Uma pena que a série não manteve a qualidade. Ao mesmo tempo que o animê tem coisas boas, ele tem coisas ridículas, que seriam melhor nunca terem existido.


Um dos pontos mais fortes do animê é sua ambientação. Aquele mundo sujo, cheio de violência está sempre lá. A todo momento vemos pessoas pobres, mendigos, policiais corruptos e criminosos andando livremente pelas ruas. Isso é ainda mais evidenciado pelos personagens. Não há um que se salve, todos são gangsters, policiais corruptos, mafiosos e outras coisas boas. Destaque para a personagem da prostituta, Alex, que desde o começo foi a personagem que mais tinha interesse, pena que a autora não acha o mesmo, e torna a personagem chata muito facilmente. A dupla principal também é muito carismatica, é divertidissimo acompanhar a relação entra os dois. Marco Adriano e sua mulher/namorada/peguete, Constance Raveau são personagens que posso dizer com toda a certeza que foram os melhores do animê. 


Marco é uma pessoa normal, no meio de "monstros". A relação entre os dois é muito legal, são personagens que eu realmente me importei, os únicos em toda a série. Infelizmente, a partir de certo momento, o animê começa a se focar nos super-humanos daqui, os Twilights, que pra mim é o seu maior problema.
Esqueça aquele mundo sem fantasias e poderzinhos, pois aí vem os Twilights. Twilights é um nome dado às crianças e descendentes dos que usaram a droga Celeber. São marcados desde o nascimento com rankings de D/5 à S/0, mais fraco e mais forte, respectivamente. Eu não sei qual é a dos japoneses de marcarem força em números, mas nesse caso é apenas ridículo. Vou te contar um segredo, mas ó, não conta pra ninguém: não dá pra classificar a forca que uma pessoa vai ter quando ela nasce. Mas enfim, os Twilights são mais fortes e mais ágeis que humanos comuns, isso é evidenciado pelo 「puta pulo gigante mal animado」 que todos eles dão. Por serem mais fortes e mais ágeis eram vítimas de trabalho escravo, e nem considerados humanos eram. Essa foi a única coisa boa que os Twilights trouxeram ao animê. Então sugiram as 3 leis, que por mera coincidência, são iguais às de Asimov. Uma pena que ela não é obedecida por ninguém, e ninguém é punido por desobedecê-la


Os Twilights são o que mais incomodam em Gangsta. Você tem um mundo em que primeira vista é mais perto do real e de repente aparecem caras que conseguem desviar de balas, defende-las com uma espada, e travam batalhas terrivelmente mal animadas no ar, destruindo telhado, casa e tudo que tiver na frente. Os Twilights parecem uma colagem, sempre deslocados daquele cenário, como se não o pertecessem.
A partir de um certo momento surgem os anti-twilight, que tem os mesmos poderes super-humanos e querem exterminar os Twilights por razão alguma, que nunca foi revelado e provavelmente nunca será, em forma de animê. Os anti-twilight são ridículos. Eu vou enfatizar aqui RIDÍCULOS. São personagens vazios, sem nenhuma personalidade ou motivação. 


Para não dizer todos, temos a irmã de Delico, que prometeu ser alguma coisa, mas mais uma vez, não se tornou nada. E aí vem um grande problema de Gangsta., ele não teve um final. Acabou em meio à um grande arco, do nada, como se semana que vem tivesse episódio novo. Lindo. Isso se deve a problemas financeiros do estúdio Mangoble, que posteriormente levou a sua falência. 


A animação de Gangsta. é bipolar, varia entre uma animação OK, à uma muito ruim. Em um trexo específico, a voz do personagem e a animação não estavam sincronizadas. A voz saia de um jeito, e a boca se mexia de outro. A animação das batalhas é sem esmero, com poucos quadros e movimentos estranhos, como por exemplo, 「os puta pulos gigantes」, e o ziguezague de dois quadros, que são muito feios de se ver. A trilha sonora é muito boa, combinando perfeitamente com a ambientação. A abertura e a ending são ótimas, com boas músicas.


No final Gangsta. foi um animê no geral decepcionante. Tinha tudo para dar certo, mas acabou caindo no genérico. Tirando coisas aqui e alí, não há nada para se aproveitar. A ótima trilha sonora não o faz valer a pena, de forma alguma.

Nota: 6.0/10 - Okay
Unknown

Unknown

2 comentários:

  1. Afirmo que se o personagem deficiente auditivo tivesse um sorriso peculiar se pareceria muito com o autor do blog.

    ResponderExcluir