Tesãozinho - Ela e seu Gato (Kanojo to Kanojo no Neko)

Tesãozinho é um bloco, que assim como o orgasmo, tem o objetivo de ser rápido e uma explosão de sentimentos. Nesse bloco farei analises rápidas e menos objetivas, de obras que não consigo julgar claramente.
Sua alma, meu coração e nosso quarto.



Ela e seu Gato é um curta, lançado em 1999, por Makoto Shinkai. O curta conta o dia-a-dia durante um ano de uma garota não nomeada, narrado pelo ponto de vista do seu gato, Chobi.


Ela e seu Gato foi feito por praticamente uma pessoa sozinha. Digo praticante porque teve um compositor, todo o resto foi ele que fez. Esse é o jovem e talentoso Makoto Shinkai e essa é sua primeira animação. Tenho que dizer que ele se saiu excepcionalmente bem.
Olhando sobre, é muito comum pensar que um gato narrando possa parecer forçado ou infantil. Ao assistir percebe-se justamente o contrário. A narração soa como o que um branco e felpudo felino domestico pensaria. Principalmente com respeito a sua dona. Essa mistura de admiração e paixão é vista claramente em gatos, pra quem vive com um. 


Acho muito boa a melancolia passada. Não é aquela de “a meu deus como eu sou triste”, ela é passada pela inocência do personagem e pelo silêncio. Talvez chegue a ser quase uma sensação nostálgica, uma lembrança da infância e com ela a inocência que se foi. Ou eu só estou aloprando mesmo.
O curta usa uma arte monocromática em todo o tempo, mas a iluminação e os cenários são bem detalhados, o que se tornaria marca registrada de Shinkai. Gosto muito do jeito que é usado o preto e branco. Ao contrário do que se possa pensar, não passa aquele ar de desenho antigo, mas sim como uma estética diferente, nova. Isso se deve a iluminação usada, que é bem diferente do que estamos acostumados em animações no geral, bem mais trabalhada e com muitas nuances. Muitas vezes se parecem fotografias ou filmagens. 



A animação em si é mais simples possível, com poucos quadros e movimentos, a maioria sendo imagens estáticas com uma narração de fundo, feita pelo próprio Shinkai. A trilha é na maior parte do tempo inexistente, apenas aparecendo em curtos momentos, que acaba destacando o som dos objetos, passando o sentimento de dia-a-dia mesmo. O som de cigarras predomina por quase todo o tempo. Isso se encaixa perfeitamente à obra, ajuda muito a passar o sentimento de melancolia. 

Eu e ela... acho que gostamos desse mundo

Ela e seu Gato é um curta sem enredo ou grandes personagens, que apela com tudo para os sentimentos do espectador. Pra mim ele quebra a barreira da mídia animê e até mesmo cinematográfica e se torna uma obra de arte inegável, uma obra prima da animação asiática.

Nota: 10/10

Pra quem quiser assistir, fica o link do curta no YouTube: 





Unknown

Unknown

2 comentários: